Programas
Melhoria da Educação
Melhoria da Educação

Melhoria da Educação
Garantir o direito à educação e promover o aprendizado com equidade aos estudantes da rede pública tem como ponto de partida o fortalecimento das secretarias de educação. Para enfrentar esse desafio, o Programa Melhoria da Educação proporciona formação continuada às equipes que atuam na gestão pedagógica e na gestão administrativa dos municípios e estados, por meio de cursos, encontros formativos e assessorias técnicas.
A proposta de atuação do Programa está dividida em duas vertentes: municipal e regional. Na municipal, atua em cidades com até 500 mil habitantes, que tenham mais de 10 mil matrículas urbanas no Ensino Fundamental e Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) abaixo da média nacional ou estadual. Já a vertente regional se dá por meio da atuação com grupos de municípios – organizados em consórcios, ADEs (Arranjos de Desenvolvimento da Educação) e em regimes de colaboração estado-município.
Em 2019, o Melhoria da Educação iniciou o desenvolvimento do portfólio de tecnologias educacionais que serão disseminadas com livre acesso e uso para qualquer rede de ensino.
Os eixos
temáticos do
programa são:
Colaboração intermunicipal
Gestão pedagógica
Comunicação, participação e controle social
Colaboração estado-município
Planejamento e gestão
Atuação Municipal
Foram contemplados sete municípios em 2019: Itapecerica da Serra, Itapevi, São Vicente e Suzano (SP), Várzea Grande (MT), Paulista (PE) e Juazeiro (BA). De acordo com o desenho pactuado em cada município, foram implementadas ações de formação de gestores públicos, equipes de secretaria, diretores, coordenadores e professores.
As atividades foram voltadas para o fortalecimento da gestão educacional e das equipes técnicas escolares nas áreas da Educação Infantil, Língua Portuguesa e Matemática (considerando a Base Nacional Comum Curricular) e Monitoramento das Aprendizagens. As secretarias municipais também tiveram assessoria para planejamento estratégico e gestão administrativa, financeira e de pessoas.
Atuação Regional
O foco esteve no fortalecimento da colaboração intermunicipal e entre estado e municípios. As atividades foram voltadas para a construção da agenda territorial, com implementação de ações de formação de gestores de educação, equipes técnicas das secretarias, coordenadores, diretores e outros profissionais da área.
As formações trabalharam o diagnóstico e planejamento regional nos territórios para identificar desafios comuns na valorização dos profissionais da educação, nos eixos de formação continuada e apoio pedagógico complementar das aprendizagens. Entre as formações, foram desenvolvidos temas de gestão educacional, como Língua Portuguesa e Matemática.
A colaboração intermunicipal foi trabalhada em três frentes: o ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação) na Chapada Diamantina, o Conisul (Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas) e o Cogiva (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Rio Paraíba). Já no estado de Pernambuco, as atividades foram voltadas para o fortalecimento da relação entre secretaria estadual e municípios.
Colaboração
Intermunicipal
Além da atuação direta por meio do Programa Melhoria da Educação, o Itaú Social fomentou a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação. Em 2019, a rede passou de quatro consórcios em dois estados para 15 iniciativas, entre consórcios e ADEs, em oito estados, somando mais de 300 municípios. Diagnóstico, planejamento estratégico e oferta de formações estão entre as ações realizadas.
Parceiros
Avante – Educação e Mobilização Social
CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades)
CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
Comunidade Educativa CEDAC
Oficina Municipal
H+K Desenvolvimento Humano e Institucional
Instituto Avisa Lá
ICEP (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa)
IQE (Instituto Qualidade no Ensino)
Instituto Rodrigo Mendes
Números
alcançados
municipais
participaram da
vertente municipal
participaram da
vertente regional
participaram via
colaboração
intermunicipal, por
meios de arranjos e
consórcios
Educação Conectada
O Itaú Social também atuou na formação de professores e no desenvolvimento de um observatório de avaliação e monitoramento do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Ministério da Educação. A iniciativa, cujo objetivo é fomentar o uso da tecnologia como ferramenta para o cotidiano pedagógico e a gestão escolar, contou com o apoio da Fundação Lemann e Fundação Getúlio Vargas.
Letras e Números
O Itaú Social acredita que o domínio da leitura, da escrita e da matemática permite o acesso às demais áreas do conhecimento. Partindo desse pressuposto, o Programa Letras e Números foi criado para eleger a formação como eixo catalisador, capaz de favorecer tanto a aprendizagem de competências que envolvem a Língua Portuguesa e a Matemática, como de contribuir para estimular a elaboração de políticas públicas que possibilitem êxito no aprendizado dessas disciplinas.
O Programa fomenta e/ou apoia iniciativas de grande relevância para a educação pública, tais como: Leia para uma Criança, Prazer em Ler, Escrevendo o Futuro/Olimpíada de Língua Portuguesa e OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) – esses dois últimos em parceria com o Ministério da Educação e com o IMPA (Instituto de Matemática Pura Aplicada), respectivamente.
Parceiros
Associação Vaga Lume
CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
Comunidade Educativa CEDAC
IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada)
Instituto Sidarta
Laboratório Emília de Formação
MEC (Ministério da Educação)
RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias)
Escrevendo o Futuro
Criado com a finalidade de apoiar professores de escolas públicas de todo o Brasil no ensino da leitura e da escrita da Língua Portuguesa, o Programa Escrevendo o Futuro avança a cada ano realizando diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além da Olimpíada de Língua Portuguesa, desenvolvida em parceria com o MEC (Ministério da Educação).
Por meio do portal Escrevendo o Futuro, promove interação entre os usuários, disponibiliza materiais, metodologias, notícias e divulga as ações do Programa. O ambiente virtual proporciona aos educadores subsídios para aprimorar o conhecimento, inovar as estratégias de ensino, trocar experiências e compartilhar sucessos e desafios vivenciados na prática.
O Programa realiza a Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso de produção de texto para estudantes de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Professores inscritos orientam seus alunos a escreverem textos nas categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário (incluída no último ano).
A partir de 2019, a Olimpíada passou a homenagear autores brasileiros. A primeira escolhida foi a escritora mineira Conceição Evaristo, que acompanhou toda a edição do Programa, atuou como embaixadora da Olimpíada e mobilizou as redes de ensino para que participassem da iniciativa.
O concurso teve a adesão das secretarias de educação de todos os estados e Distrito Federal, e de 87,5% dos municípios. Dentre os participantes, 569 estudantes e seus professores foram semifinalistas, dos quais 173 seguiram para a etapa final e 28 foram selecionados vencedores.
Parceiros
Canal Futura
CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação)
Fundação Roberto Marinho
MEC (Ministério da Educação)
Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação)
Números
participantes (87,5%)
Federal
categorias
Leia para uma Criança
Acreditando no potencial dos livros como agente transformador de indivíduos, famílias e sociedade, o Itaú Social incentiva a leitura do adulto para e com a criança por meio do Programa Leia para uma Criança. A ação promove formações com foco na mediação de leitura e disponibiliza livros infantis selecionados por edital público, garantindo assim a oferta de literatura de qualidade para ampliar o repertório cultural de crianças na primeira infância (0 a 6 anos).
Em 2019, o Leia para uma Criança distribuiu gratuitamente 3,6 milhões de livros para todo o país, em kits compostos por edições exclusivas de “Leo e a Baleia”, de Benji Davies, e “O Tupi que Você Fala”, de Claudio Fragata.
Além do envio para pessoa física, 1,2 milhão de livros foram direcionadas para escolas públicas, bibliotecas e organizações da sociedade civil dos municípios considerados de alta e muito alta vulnerabilidade, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país.
Por meio do curso Infâncias e Leituras, realizado pelo Polo, ambiente virtual de formação do Itaú Social, foram distribuídas 524 bibliotecas (kits com cerca de 100 títulos diversos) para organizações da sociedade civil, escolas públicas e bibliotecas.
Livros distribuídos na edição 2019 do Programa Leia para uma Criança:

Parceiros
Associação Vaga Lume
Banco Itaú
Laboratório Emília de Formação
Organizações da sociedade civil
Secretarias de Educação
Secretarias de Assistência Social
Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância)
Números
distribuídos
públicas de municípios de
alta e muito alta vulnerabilidade
Livros enviados para:
de Educação e Assistência Socia
Prêmio Jabuti

Em 2019, o Programa Leia para uma Criança venceu, na categoria Fomento à Leitura, o Prêmio Jabuti, principal reconhecimento literário no Brasil.
Realizado há seis décadas pela Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti é constituído por quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação.
Foi a primeira vez que a premiação contou com a categoria Fomento à Leitura, antes denominada Formação de Novos Leitores. Com a mudança, o objetivo foi abranger projetos que extravasem a formação e contemplem todas as atividades de promoção da leitura.
Prazer em Ler
O Programa Prazer em Ler atua em prol do fortalecimento da RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias), que agrega 11 redes em todas as regiões do país. São 117 bibliotecas distribuídas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Maranhão.
O propósito é impulsionar o hábito da leitura e articular políticas públicas que garantam o direito ao livro e à leitura. A iniciativa atua com base em quatro eixos: espaço, acervo, mediação e gestão.
Parceiro
RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias)
Números
Atendimentos mensais
realizados
na própria biblioteca
são realizadas até
40 atividades de mediação
Flip

Em 2019, o Itaú Social participou da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) com a mesa “Escrevivências e Andanças: Prazer em Ler, Direito de Escrever”. O tema foi debatido pela escritora Conceição Evaristo, pelo escritor Jessé Andarilho e pela representante da RNBC, Claudileude Silva, com mediação da superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.
O Itaú Social apoiou ainda o debate sobre Políticas Públicas promovido pela Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade Para Todos e o walking tour realizado pela Rede de Bibliotecas Comunitárias de Paraty à Biblioteca Comunitária do ITAE (Instituto Trilha da Arte e Educação).
Oficinas com Conceição Evaristo

A escritora Conceição Evaristo ministrou a série de oficinas “Memórias e Escrevivência”, para cerca de 250 mediadores de leituras das redes locais associadas à RNBC. A atividade teve como objetivo apresentar processos de leitura e escrita plurais e descentralizados.
Evaristo abordou em suas oficinas o conceito de “Escrevivência”, no qual o processo de escrita é desenvolvido a partir de vivências individuais e coletivas. Nas oficinas, a autora também debateu com os participantes sobre a importância de dar voz aos mais variados grupos sociais, sobretudo mulheres negras e socialmente vulneráveis.
Redes participantes das oficinas:
Amazônia Literária (Belém - PA)
Baixada Literária (Nova Iguaçu - RJ)
Rede de Bibliotecas Comunitárias (Salvador - BA)
Redes de Leitura Ilha Literária (São Luís - MA)
Releitura (Recife - PE)
Tecendo uma Rede de Leitura (Duque de Caxias - RJ)
Educação Matemática

Para o Itaú Social, a Educação Matemática, ao lado de ações que promovem o uso da leitura e da escrita, são investimentos estratégicos. O domínio dessas competências fundamentais permite o acesso às demais áreas do conhecimento e garante a participação social efetiva.
Nesse contexto, o Itaú Social trouxe ao Brasil, em parceria com o Instituto Sidarta, a metodologia Mentalidades Matemáticas, organizada por Jo Boaler, professora de Educação Matemática da Universidade de Stanford (Califórnia - Estados Unidos) e líder do Centro de Estudos Youcubed. O método propõe um ensino da disciplina de forma aberta, criativa e visual.
Em 2019, o Itaú Social apoiou a tradução para o português da plataforma Youcubed, responsável por levar esse novo olhar para dirigentes escolares, professores, pais e estudantes de todo o mundo. Com mais de 40 milhões de visitantes, o site disponibiliza atividades, jogos, ideias inspiradoras, vídeos e outros materiais que podem aumentar significativamente o engajamento, persistência e melhoria do desempenho dos alunos.
A metodologia também foi tema de 13 encontros de formação para professores e estudantes de Matemática ou Pedagogia.
Olimpíada Brasileira de Matemática
A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) tem como principal objetivo contribuir para a melhoria do ensino da disciplina no Brasil, estimulando alunos e professores no aprimoramento do conhecimento.
Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática, é promovida pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em sua última edição, o concurso contou com 18,2 milhões de estudantes inscritos e premiou 575 alunos com medalha de ouro.
O Itaú Social patrocina a ação OBMEP na Escola, que oferece apoio financeiro aos coordenadores dos polos regionais e aos participantes. Os coordenadores organizam grupos de professores de Matemática e/ou estudantes de Licenciatura, que recebem formação específica para trabalharem materiais e metodologias embasadas em resoluções de problemas com alunos de suas escolas.
Formação continuada
O Itaú Social está construindo um currículo para a área da Educação Matemática. Com o apoio do Instituto Vera Cruz, gerou um mapa formativo com cursos para apoiar os professores e educadores sociais, que serão disponibilizados em breve. Em seu ambiente virtual de formação continuada, o Polo, já oferece os cursos “Letramento Matemático na Educação Infantil”, elaborado em conjunto com a Nova Escola, e “Geometria e o Letramento Matemático”, em parceria com o Instituto Singularidades.
Parceiros
Instituto Sidarta
IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada)
Formação

A proposta de formação continuada do Itaú Social está pautada na estratégia de possibilitar a apropriação de técnicas e conteúdos, assim como na promoção de contínua reflexão e troca de experiências sobre práticas profissionais.
Em 2019, lançou o Polo, um ambiente de formações práticas, certificadas e gratuitas para quem atua no campo da educação. A plataforma foi construída para responder aos principais desafios diários de professores, gestores escolares e equipes das secretarias de educação e de organizações da sociedade civil.
Desde o mês que entrou em funcionamento, em agosto, até o final de 2019, o Polo alcançou cerca de 17 mil pessoas e disponibilizou cerca de 30 cursos. Destaca-se sua interface intuitiva e responsiva para plataforma mobile, que representa 80% dos acessos.
As formações são construídas em parceria com instituições de referência e apresentam conteúdos que vão desde o ensino e a aprendizagem até processos e ferramentas para a gestão. Os conteúdos estão organizados em quatro Percursos Formativos: Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação e Leitura, Escrita e Matemática.
Números
Cursos on-line com maior
procura
Infâncias e leituras
Leitura para bebês
BNCC do currículo à
sala de aula
Avaliação e aprendizagem
Projeto político pedagógico
para organizações
da sociedade civil
Cursos presenciais:
Curso | Inscritos |
---|---|
Conexão Pública | 30 |
Gestão de Projetos PMDPro | 30 |
Gestão de conhecimentos | 50 |
Comunicação para Causas | 250 |
Bebê a bordo | 891 |
Avaliação Econômica de Projetos Sociais – Avançado | 41 |
Avaliação Econômica de Projetos Sociais – Gestores | 80 |
Parceiros
Avante - Educação e Mobilização Social
CLP (Centro de Lideranças Públicas)
CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável)
Comunidade Educativa CEDAC
Fundação Getúlio Vargas
Humentum
Instituto Singularidades
ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade)
Laboratório Emília de Formação
Nova Escola
Rede Filantropia
Centro de Referência em Educação Integral